O QUE É TOPOGRAFIA E QUAL SUA IMPORTÂNCIA?

O QUE É TOPOGRAFIA E QUAL SUA IMPORTÂNCIA?

 

Para a execução de um bom projeto, um dos passos fundamentais é a realização de um estudo topográfico do terreno, a topografia não é mesmo?

Afinal de contas, a topografia fornece informações importantíssimas ao construtor. O estudo topográfico é capaz de ajudar a determinar o melhor local de implantação. Além disso, ajuda a prever serviços como terraplanagem, transplantes de árvores, entre outros.

 

O que é a topografia?

A topografia é definida como o estudo da superfície terrestre e de suas características e formas. O resultado desta área do conhecimento é a descrição das superfícies, formas, coberturas vegetais e elevações, representada em mapas.

Por definição, a topografia confere a descrição exata e detalhada de um lugar, incluindo medição de distâncias.

Na prática, a planta topográfica fornece informações sobre relevo, curvas de nível, perfil longitudinal, seções transversais, elementos existentes no local, metragem, cálculo de área, pontos cotados, norte magnético, coordenadas geográficas e acidentes geográficos.

 

 

Qual a importância da topografia?

A topografia é aplicada em diversas fases do desenvolvimento imobiliário. O documento é utilizado, por exemplo, no ato da aquisição do terreno e durante o desenvolvimento do projeto executivo da(s) edificação(ões).

A topografia também é vital para subsidiar licenciamentos e registros junto a órgãos públicos. A planta topográfica, neste caso, dará origem a uma planta ambiental, com informações sobre cursos d’água, áreas protegidas, declividade, limite de mata nativa, dentre outras particularidades de cunho ambiental.

Já na fase de execução de uma obra civil, a topografia serve como suporte em diversos procedimentos. Por exemplo:

 

Demarcação dos limites do terreno;

Locação de nivelamento dos furos de sondagem;

Demarcação do esquadro da obra;

Locação de estacas;

Locação de pilares;

Nivelamento do terreno;

Acompanhamento das prumadas dos pilares;

Nivelamento de pisos e lajes;

Marcações das áreas de lazer e jardim;

As-built da obra, entre outros.

 

 

Equipamentos e tecnologia de apoio

Para a realização de levantamentos topográficos, há três categorias de equipamentos principais:

Teodolito – Equipamento muito tradicional, antigo e em desuso. Consiste em um telescópio móvel montado entre eixos verticais e horizontais que serve para medir ângulos;

Taqueômetro – Conhecido como estação total, fornece informações sobre distância e ângulo. Esses aparelhos adquiriram protagonismo ao permitir aumentar a produtividade dos levantamentos.

Aparelho de geoprocessamento – Fornece todas as informações anteriores e também as diferenças de nível. Mais preciso, esse aparelho é coordenado via satélite. Falaremos mais sobre essas tecnologias em um artigo futuro.

 

Além disso, mais recentemente, os drones passaram a ser utilizados também como ferramenta de apoio para estudos topográficos, especialmente em áreas de acessibilidade restrita.

 

Entre em contato com a gente a saiba mais!

(16) 99275-1436

(16) 3307-6662

contato@spgeo.com.br

Sobre a loja

A SPGEO fonece Equipamentos e Soluções como GPS/GNSS RTK, Estação total, Níveis, Scanner a Laser 3D, Drone & VANT, além de Softwares e Acessórios para utilização na Topografia, Engenharia, Construção, Agrimensura, Geodésia e Georreferenciamento e afins. Locação - Venda - Assistência Técnica - Capacitação Técnica Atendemos nas regiões: ddd 14s 16, 17, 18, 19s para venda de LEICA, GEOMAX e EMLID e atendemos em todo o Brasil para os DEMAIS PRODUTOS, locações, cursos e assistência técnica.

Social
Pague com
Selos

SPGeo Comercial e Importadora Ltda. - CNPJ: 06.282.443/0001-07 © Todos os direitos reservados. 2022